• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Nossa empresa atua além dos procedimentos burocráticos necessários e das obrigações atuais, trabalhando com foco na aplicação das análises dos resultados de forma eficaz a cada empresa cliente.

    Diante disso, pensamos na sua empresa como extensão da nossa, colaborando, desta forma, diretamente na gestão operacional a partir do desenvolvimento e execução de projeto específico para cada empresa cliente.

    Consulte-nos sobre nossos Projetos e surpreenda-se com os resultados.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Organize-se para declarar o Imposto de Renda

Veja quais documentos reunir para a declaração referente a 2021

A declaração do Imposto de Renda, tradicionalmente aberta entre março e abril, pode parecer longe, mas está logo aí. E não há nada melhor do que o recesso de fim de ano para colocar a papelada em ordem e facilitar a declaração.

Já é possível reunir:

  • Declaração do ano anterior;
  • Nota fiscal de todos os serviços dedutíveis do IR, como gastos com saúde (como consultas e internações), ensino (como escolas particulares e cursos de especialização), dependentes, previdência privada, doações etc;
  • Documentação de bens adquiridos ou vendidos durante 2021, como carros ou casas.

Para autônomos que prestam serviços é importante estar com o pagamento do carnê-leão em dia.

“Os informes de rendimentos só ficam disponíveis entre fevereiro e março, mas já podemos listar as fontes pagadoras de 2021 para buscar essa informação com elas na hora certa. Outros rendimentos não estarão nos informes e é bom organizá-los agora, como aluguéis recebidos e autônomos que prestam serviços”, diz Luciana Pantaroto, planejadora financeira e advogada tributária.

Quem investe na Bolsa de Valores precisa estar atento ao Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), também de pagamento mensal em caso de lucro em vendas de ativo que somam mais de R$ 20 mil no mês.

“Ao se planejar e se organizar, dá para já deixar a declaração 80% pronta”, afirma Valdir Amorim, coordenador da consultoria IOB.